sábado, 13 de outubro de 2007



Concentração total!!!!

Sudoku


Trabalho desenvolvido pelos alunos da oitava série com a professora Andresa.


Alunos da oitava série desenvolvendo sudoku.

sudoku


A origem do sudoku estaria ligada a uma lenda chinesa sobre os quadrados mágicos. O primeiro deles é conhecido por Lo Shu e teria surgido em manuscritos chineses, no ano de 2.800 a.C. Os documentos descreviam uma época em que as chuvas eram constantes e os rios chineses transbordavam com freqüência, prejudicando a população. Em uma dessas ocasiões, uma tartaruga gigante teria surgido no Rio Lo. Em seu casco havia pontos circulares distribuídos de maneira curiosa: uma grade de três linhas e três colunas. Essas grades passariam a ser utilizadas em cálculos que pretendiam prever a época das cheias e, com o tempo, ganhariam a denominação de “quadrados mágicos”.
A invenção do jogo é atribuída ao matemático suíço Leonhard Euler, no século XVIII. Na ocasião, ele enfrentava um problema comum: não conseguia fazer seus filhos terem interesse pelos números. A partir dessa necessidade, Euler criou o jogo, que, de início, recebeu o nome de “number place”.
A primeira publicação do sudoku data de 1970, no periódico norte-americano Dell Magazine. Na década de 80, o jogo foi rebatizado pelos japoneses e ganhou a denominação atual. Sudoku é uma abreviação da frase “suuji wa dokushin ni kagiru”, que, em português, pode ser traduzido como “os dígitos devem permanecer únicos”. Ou seja, não há espaço para a repetição dos números.
Foi em 2004, quando apareceu como um passatempo no jornal britânico The Times, que o sudoku começou a virar uma febre no Ocidente. Assim como todos os modismos, ele ganhou força e versões na internet, nos aparelhos de celulares e até em programas de televisão.
No Brasil, há até os sudokumaníacos. Além de consumir as publicações do gênero, eles trocam informações pela internet e participam de torneios de sudoku

domingo, 7 de outubro de 2007

Comunidade Yuba


Todos reunidos!!!!

Comunidade Yuba


"Parque das Esculturas"
Equilibrio
flutuando no tempo
vento não leva.

comunidade Yuba

Casa reconstruída na Comunidade Yuba. Entrar sem sapatos é obrigatório.

Alunos visitam a Comunidade Yuba

Os alunos da Escola Pe Cesare Toppino visitaram a Comunidade Yuba em Mirandópolis, fundada por Osamu Yuba que tem como fundamentos o trabalho, a oração e a arte. A arte tem se destacado com o seu tradicional balé (com mais de 500 apresentações em todo o Brasil) formado pelos membros da comunidade que ensaiam após o trabalho na lavoura.